Cocada preta


cocada preta é um doce típico da culinária brasileira. Em Salvador ele é vendido nos tabuleiros das baianas, entre acarajés, abarás e vatapás. Dizem que, quando a Família Imperial veio ao Brasil, esse quitute era disputado na Corte, onde o rei era o primeiro a se servir da iguaria. Daí a expressão "rei da cocada preta", que a irreverência carioca criou e hoje é usada, como deboche, para identificar uma pessoa convencida.


(Mestiçagem em "Operários", de Tarsila do Amaral, 1931 -
clique para ampliar - Fonte: Internet)


O povo brasileiro foi concebido a partir de uma intensa mistura, igualmente nascido tal qual a iguaria - a soma de açúcar, água e côco -, a partir da mescla dos três ingredientes étnicos: brancos, índios e negros. Durante os séculos acabamos multifacetados sob novas texturas e tons, novas vozes e sabores. A partir de então, "é bem provável que o brasileiro comece a surgir e a reconhecer-se a si próprio mais pela percepção de estranheza que provocava no lusitano, do que por sua identificação como membro das comunidades socioculturais novas, porventura também porque desejoso de remarcar sua diferença e superioridade frente aos indígenas." (1)

Dessa forma, o Cocada Preta nasce como agregador da efervescência cultural brasileira, valorizando toda manifestação e forma de expressão artística, de quem é e quem faz o Brasil. A cultura brasileira pode ser compreendida pela pluralidade de ideias, crenças e costumes, que foi propiciada pela interconexão étnica durante o processo colonizatório. O principal objetivo deste blog é analisar este sincretismo cultural,  reorganizando essas influências e elementos culturais para melhor compreender nosso povo e suas manifestações folclóricas.


-------------------------
Fonte:
(1) RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro. Ed Companhia das Letras, São Paulo, 1995.

Um comentário:

  1. Oi Anna, qual a veracidade da origem da expressão Rei da Cocada Preta? É apenas uma boa história, ou há alguma base histórica para isso?

    ResponderExcluir