Vídeo nas Aldeias - Vicent Carelli

O antropólogo e documentarista franco-brasileiro Vicent Carelli iniciou o projeto Vídeo nas Aldeias em 1987, que registra partes do cotidiano indígena, as vivências e expressões de cada tribo, com o objetivo de fortalecer a identidade indígena, seus patrimônios culturais e territoriais. Há 16 anos o projeto Vídeo nas Aldeias forma diretores cinematográficos indígenas, o que permite aos povos indígenas mostrarem a si próprios, sem a visão exotista européia.






"O ato de filmá-los e deixá-los assistir o material filmado, foi gerando uma mobilização coletiva. Diante do potencial que o instrumento apresentava, esta experiência foi sendo levada a outros grupos, e gerando uma série de vídeo sobre como cada povo incorporava o vídeo de uma maneira particular. (...) Em 1997, foi realizada a primeira oficina de formação na aldeia Xavante de Sangradouro. O VNA foi distribuindo equipamentos de exibição e câmeras de vídeo para estas comunidades, e foi criando uma rede de distribuição dos vídeos que iam produzindo. Foi se desenvolvendo e gerando novas experiências, como promover o encontro na vida real dos povos que tinham se conhecido através do vídeo, 'ficcionar' seus mitos, etc. O VNA foi se tornando cada vez mais um centro de produção de vídeos e uma escola de formação audiovisual para povos indígenas." (1)

Seu último longa-metragem foi "Corumbiara", finalizado em janeiro de 2009, que documenta sua trajetória junto aos índios isolados da Gleba Corumbiara no sul de Rondônia. Em 1985, a região foi cenário de um massacre de índios isolados. O conflito na fazenda Santa Elina teve a mesma gênese de outros inúmeros massacres acontecidos contra camponeses, posseiros e índios ao longo de quinhentos anos de luta pelo acesso e posse à terra. "Corumbiara" venceu no 37º Festival de Gramado nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor filme do júri popular e melhor montagem. 



Visite o site do projeto Vídeo nas Aldeias e saiba mais.


-------------------------
Fonte:
(1) "Vídeo nas Aldeias" (Videonasaldeias.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário