24 de Junho - São João

São João Batista foi um pregador judeu que viveu durante o século I. Batizou muitos judeus, inclusive Jesus. Sua imagem mais conhecida geralmente é representada como um menino segurando um carneiro, que faz alusão à chegada do cordeiro de Deus. São João é chamado "Batista" pela importância que dava ao batismo, "um ritual de purificação corporal onde a imersão na água simbolizava a mudança interior de vida. E de Precursor porque iniciou sua pregação antes de Jesus, mas anunciando sua chegada." (1)


(Imagem de São João Batista - Fonte: Internet)


A Festa Junina comemorada no Brasil traz consigo uma forte influência européia devido à nossa colonização; neste caso apresenta, mais especificamente, uma forte interferência da mitologia cristã. Essa, por sua vez, adaptou-se às crenças mais antigas (Pré-cristãs), trazendo consigo uma série de referências culturais dos povos do hemisfério Norte. É interessante observar que há variações quanto às características dos personagens do folclore e suas lendas, que diferem de acordo com a região (o ambiente, o clima, a geografia) e o tempo, tomando corpos que se moldam ao ambiente e ao modo de viver de cada povo.


("Kupala", de Wojciech Gerson, 1897)


Por exemplo, na Ucrânia Pré-Cristã, as pessoas da aldeia reuniam-se em volta da fogueira para celebrar o solstício de verão em uma festa pagã onde honrava-se a deusa Kupala. Era um dia sagrado no qual se festejava os dois elementos mais importantes para os povos eslavos: o fogo e a água. Acreditava-se que Kupala era a deusa polonesa do Amor e da boa Colheita e Kupalo, sua forma masculina. Com o advento do cristianismo na Ucrânia, em 988, a figura de Kupalo foi associada à imagem de São João Batista. Coincidentemente, assim como a Iara do folclore brasileiro, a deusa Kupala também é conhecida como Mãe D'Água, sendo associada às árvores, ervas e flores.


("On the Night of Ivan Kupala", de Boris Olshansky, 1995)



Fonte:
(1) "São João Batista" (Recantodasletras.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário