Centro Nacional de Folclore - RJ

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular localiza-se no Rio de Janeiro, ao lado do metrô Catete. Nele é possível encontrar um rico acervo cultural em espaços de exposição que concentram artesanatos populares, telas e outras obras de diversas regiões do Brasil.


("Roda Bumba", de Nhozim - Fonte: Internet)


Dentre eles, destaca-se a exposição permanente que conta com uma média de 1.400 objetos e que representa os diversos modos de vida do povo brasileiro. É organizada em cinco unidades temáticas: vida, técnica, religião, festa e arte. Sob o ponto de vista antropológico, em cada uma das salas, pode-se compreender um pouco mais sobre a identidade colorida e multifacetada de nosso povo, identificando de modo mais claro as influências culturais herdadas durante os séculos.


("Baianas de Candomblé", acrílica sobre tela de Ermelinda - Fonte: Internet)


Outro espaço interessante dentro da instituição é a Galeria Mestre Vitalino. O nome homenageia um dos ceramistas nordestinos mais conhecidos e traz exposições temáticas de curta duração, sempre focando assuntos de interesse contemporâneo. Até o final do mês de julho/2011 acontece dentro deste espaço a mostra "As muitas faces de Jorge", resgatando a religiosidade brasileira no Santo São Jorge da Capadócia. Logo na entrada é possível ouvir trechos de Cordéis sobre o santo guerreiro, escritos por autores consagrados, como Gonçalo Ferreira da Silva, atual presidente da ABLC (Academia Brasileira de Literatura de Cordel). Além disso, há um breve descritivo sobre a origem de São Jorge e alguns registros fotográficos que trazem à tona a emoção das festividades em comemoração ao dia de São Jorge.


------------------------- 
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

Rua do Catete, 179 e 181, Catete - Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 2285-0441
Para mais informações acesse o site do CNFCP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário