29 de Junho - São Pedro

Nascido na Galiléia, o nome verdadeiro de São Pedro deveria ser Simeão que, por influência do grego (Símon) foi corrompido para Simão. Foi pescador e tornou-se um dos doze apóstolos de Cristo. Segundo a religião católica, São Pedro é considerado o primeiro Bispo de Roma, ou seja, o primeiro Papa da Igreja Católica.

 
(São Pedro - Fonte: Brasil Cultura)



(Detalhe da pintura de São Pedro, por Grão Vasco, 1506 - Fonte: Internet)


Cristo havia rebatizado o apóstolo para o nome de Kepha ("Cefas", em português), que em aramaico significa "pedra", "rocha". Traduzido para o grego ("Petros"). Foi provavelmente a partir desse período em que surgiram as crendices populares de que São Pedro havia ganho as chaves do céu por ter sido escolhido como líder. São Pedro foi perseguido pelos romanos, crucificado e enterrado em uma região próxima a Roma, conhecida como Vaticanus.


("A Crucificação de São Pedro", de Caravaggio, 1600 - Fonte: Internet)


São Pedro é um dos três santos homenageados durante a Festa Junina. Além dele, há São João, comemorado no dia 24 de Junho e Santo Antônio, cuja festa acontece no dia 13 de Junho. O dia de São Pedro seria, na realidade, a cristianização de um culto pagão a Rômulo e Remo, os mitológicos fundadores pagãos de Roma. Rômulo foi o fundador e primeiro rei da cidade de Roma. Segundo a lenda, Rômulo e Remo eram filhos de Marte e de Reia Sílvia (ou Rhea Silvia) e teriam sido amamentados por uma loba. SPQR, que aparece na gravura abaixo, é um acrônimo para a frase latina Senatus Populusque Romanus. A tradução é "O Senado e o Povo Romano".


(Gravura de Rômulo e Remo e a Loba Romana)


"Quando Roma tornou-se a cidade mais importante do mundo, era preciso que se lhe desse uma origem mítica e esplendorosa, que deixasse aquém a verdade de ter sido fundada por simples pastores. Desprovidos da tradição escrita na época da fundação, a Roma emergente, poderosa e dona do mundo antigo, utilizou-se da tradição oral para explicar poeticamente, através de várias lendas existentes, o seu nascimento. Movidos pela assimilação da cultura helênica, os romanos tomaram para si vários dos deuses da mitologia grega, assimilando-os aos seus próprios. Aceitar abertamente a influência da cultura dos helenos era para os romanos um acinte no orgulho latino. Para contrapor-se aos gregos, os romanos foram buscar como fundador um descendente do mito de Enéias, herói troiano, único sobrevivente da guerra, que teria fugido da Ásia Menor e aportado na península Itálica. Da prole de Enéias surgiriam os gêmeos Rômulo e Remo, filhos do deus Marte com uma mortal. Rômulo teria sido o fundador da maior cidade da antiguidade e o seu primeiro rei." (1)


(Monumento a Rômulo e Remo em Passo Fundo, RS - Foto: Roberto Martio)


O monumento dos 130 anos da Imigração Italiana localiza-se no Rio Grande do Sul (RS) e homenageia a lenda romana de Rômulo e Remo. O artista passo-fundense Paulo Câmera Bonora, que desenvolveu a Loba Romana, levou um mês para finalizar a obra. "Foram usados cerca de 500 kg de sucata. O monumento está exposto na Coluna Romana na Av. Presidente Vargas, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul (RS)." (2)


-------------------------
Fontes:
(1) "Roma" (Virtualiaomanifesto.blogspot.com)

(2) "Loba Romana" (Projetopassofundo.com.br)

3 comentários:

  1. é com muito orgulho que vejo meu trabalho se espalhando pelo mundo a fora!! Muito obrigado pela divulgaçao! Paulo Camera Bonora

    ResponderExcluir
  2. Lindo seu trabalho, Paulo. Seja muito bem-vindo! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Só que Pedro NUNCA FOI PAPA, esse título foi dado ao bispo de Roma.

    ResponderExcluir