Biblioteca Digital Mundial

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lançou em 2009 a Biblioteca Digital Mundial, que permite a consulta gratuita pela internet do acervo de grandes bibliotecas e instituições culturais de inúmeros países, entre eles o Brasil. Reproduções das mais antigas grafias e fotografias estão entre os vários documentos raros apresentados em sete idiomas (árabe, chinês espanhol, francês, inglês, português e russo).


(Manuscrito Enciclopédico de 1410)


(Manuscrito Enciclopédico de 1410)


O manuscrito sobre velino (acima) foi produzido no sul da Alemanha em torno de 1410. Contém desenhos feitos em bico de pena, com textos explicativos em alemão e latim. Alguns desenhos mostram a terra e sete planetas; o homem do Zodíaco (um homem nú mostrado com os 12 signos do zodíaco, cada um relacionado a uma parte específica do corpo).

Da coleção Jay I. Kislak, a escultura de cerâmica amarelada pintada (abaixo) foi feita ao sul de Veracruz, no México, em 600-900 AD, ou no Último Período Clássico da Civilização Mesoamericana. "Os estudiosos tradicionalmente definem a Mesoamerica como uma região cultural compreendendo os países modernos do México, Guatemala, Belize, Honduras Ocidental e el Salvador. Sua história é dividida em Período Arcaico (circa 12,000-1500 BC), Período Pré-Clássico ou Formativo (circa 1500-200 AD), Período Clássico (circa 200-900 AD) e Período Pós-Clássico (circa 900-1500 AD). O jaguar tropical era uma criatura sagrada importante em grande parte da Mesoamérica, cujos povos acreditavam que eles possuiam os espíritos acompanhantes do animal ou co-essências. Estas formas animais ou compostas eram frequentemente retratadas através de vários meios artísticos." (1)


(Escultura Monumental de Jaguar, século VII ao século X)


Nesta escultura, a modelagem do corpo é mais humana do que felina, conotando a divinização do animal. Os jaguares eram os mecenas e protetores especiais dos reis, bem como divindades que representavam o sol no seu aspecto noturno. Muitos reis maias escolhiam o nome "Balam", que significa "jaguar", quando subiam ao trono. Esta escultura, em particular, é pouco comum por tratar-se de uma figura de corpo inteiro. Originalmente, ela pode ter ladeado o trono de um lorde ou rei maia.


(Thereza Christina, nascida em 1822, foi a última imperatiz do Brasil.
Filha do Rei Francisco I e de Maria Isabella, da Espanha. Thereza Christina e D. Pedro II
permaneceram casados por 46 anos. Thereza morreu em 1889).


Como parte do acervo da Biblioteca Digital Mundial também é possível ter acesso a Coleção Thereza Christina Maria, que compõe mais de 20.000 fotografias, reunidas pelo Imperador Pedro II e por ele doadas à Biblioteca Nacional do Brasil. A coleção inclui uma grande variedade de assuntos. Documenta as conquistas do Brasil e do povo brasileiro no século XIX, e também inclui muitas fotografias da Europa, África e da América do Norte. 


-------------------------
Fonte:
(1) "Escultura Monumental de Jaguar" (www.wdl.org/pt/item/2659)

Nenhum comentário:

Postar um comentário