Ex isto

(Descartes interpretado pelo ator João Miguel, no filme 
"Ex isto", de Cao Guimarães - Fonte: Pipoca Moderna)


O filme "Ex isto", dirigido por Cao Guimarães, é inspirado na obra "Catatau", publicado em 1975 pelo poeta e escritor curitibano Paulo Leminski. A partir da premissa da vinda de René Descartes ao Brasil junto com o holandês Maurício de Nassau, "Ex isto" procura recriar o universo da prosa experimental de Leminski. 

Matemático, físico e filósofo francês, considerado como "o pai da matemática moderna" e "o pai da filosofia moderna", Renatus Cartesius (nome em latim de Descartes durante a Idade Moderna), ao sugerir a fusão da álgebra com a geometria, acabou por contribuir no campo da matemática com o sistema de coordenadas cartesianas.


(Descartes interpretado pelo ator João Miguel, no filme 
"Ex isto", de Cao Guimarães - Fonte: Pipoca Moderna)


Durante o filme há a aparição de Pietà, sendo interessante observar que essa imagem simboliza a mística cristã, atribuindo um caráter de devoção, piedade, pertinente ao período Renascentista da Idade Moderna; período este marcado pela tentativa de "reacender" ideias e valores de civilizações antigas de Grécia e Roma. (Para o filósofo Michelet, o Renascimento poderia ser compreendido entre 1400 a aproximadamente 1600, presenciando tanto "a descoberta do mundo" quanto "a descoberta do homem").

A obra "Catatau", de Leminski, foi considerada por muitos um texto difícil, o que fez o poeta repensar, logo em seguida ao lançamento do livro, um contexto de aproximação da poesia com o universo do cotidiano. Nas palavras do próprio Leminski: “O Catatau é o fracasso da lógica cartesiana branca no calor, o fracasso do leitor em entendê-lo, emblema do fracasso do projeto batavo, branco, no trópico." (1) Leminski pode ser considerado como "um representante da segunda geração da poesia concreta, aquela que é uma resposta de sua geração ao gesto revolucionário do movimento tropicalista, encontrado no trabalho de Caetano Veloso, Gilberto Gil, José Celso Martinez Correia, entre outros." (2) 

O programa "Entrelinhas" (TV Cultura) entrevistou o diretor e artista plástico Cao Guimarães, que conta um pouco sobre sua experiência com a obra de Leminski, e como a obra do poeta de influência concretista o levou a produzir o longa-metragem:



Assista abaixo ao trailer de "Ex isto":




-------------------------
Fonte:
(1) LEMINSKI, Paulo. Catatau. Travessa dos Editores, Curitiba, 2004.

(2) "Paulo Leminski" (http://busca.unisul.br/pdf/85041_Caio.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário