Um pé de quê?

Você sabe identificar uma árvore? O programa "Um pé de quê?", sob apresentação de Regina Casé, foi criado e produzido pela Pindorama Filmes e é exibido pelo Canal Futura.



O programa tem como eixo a apresentação mórfica das plantas. A cada novo vídeo, através de uma abordagem histórica sobre a origem de nossas árvores e frutas, o programa envolve aspectos da rica culinária brasileira, da tecnologia e antropologia, sempre com uma abordagem bem descontraída. 

O site possui um acervo dos vídeos que já foram exibidos na TV e ainda conta com um glossário, com informações que auxiliam a identificação dos vocábulos de nossa flora. Abaixo, o vídeo do programa "Um pé de quê?", que conta a origem e história do abacate:





Estevão Ciavatta, um dos idealizadores do projeto juntamente com Casé, comenta que as viagens que fizeram pelo Brasil durante os primeiros anos do programa revelaram a degradação de nossa fauna e flora, além da deterioração das paisagens naturais. "Foi ficando claro que algo estava muito errado no ontem e hoje do Brasil. Em 2004 fizemos a primeira série totalmente dedicada a um bioma específico: a Amazônia. Os dados eram alarmantes, a velocidade da destruição estonteante, visitamos com dor no coração áreas devastadas onde enormes Castanheiras remanescentes testemunhavam o fim do que há poucos tinha sido uma floresta exuberante. Em compensação, conhecemos de perto a generosidade da Seringueira, do Assacú, da Sumaúma, do Tucumã e de todos que convivem com essas árvores. Nunca vou me esquecer de um almoço numa localidade remota do Marajó onde comi um do melhores almoços de minha vida: camarão, farinha e açaí." (1)


-------------------------
Fonte:
(1) "Um pé de quê?" (http://www.umpedeque.com.br/umpedeque.php)

Nenhum comentário:

Postar um comentário