13 de Junho - Santo Antônio

Santo Antônio (ou Santo António de Lisboa e internacionalmente conhecido como Santo Antônio de Pádua) foi um Doutor da igreja que viveu entre os séculos XII e XII (1191/1195). Seu nome de batismo era Fernando Bulhões y Taveira de Azevedo. 

Até os 25 anos, Santo Antônio foi cônego regular em Portugal, "quando um fato mudou a sua vida. Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como conseqüência da tentativa de evangelizar infiéis, Santo Antônio decidiu seguir-lhe os passos e ser um missionário. Foi então que entrou para a ordem dos frades franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos de Marrocos. Porém, com problemas de saúde, foi obrigado a retornar para a Europa, permanecendo em um eremitério na Itália." (1) Isso porque a embarcação que o conduzia de volta para Portugal foi desviada por ventos fortes, aportando na Sicília, sul da Itália. A partir de então lecionou Teologia na região italiana e também na França. Em maio de 1233, um ano após sua morte, Santo Antônio foi canonizado pelo papa Gregório IX.


(Relicário de Santo Antônio - Fonte: Cozinha Afetiva)

Segundo católicos é considerado o "santo casamenteiro" e é representado com um menino (Jesus) em seus braços. Foi considerado um taumaturgo, ou seja, um santo milagroso com capacidades paranormais. Santo Antônio não concordava com casamentos arranjados, comuns em um período em que pessoas pertencentes a classes sociais diferentes não poderiam manter relações matrimoniais.


("Ogum", de F. Santos)


Santo Antônio, além de ser um dos santos católicos com mais seguidores em Portugal, também é bastante conhecido pelo povo brasileiro. No candomblé, Santo Antônio é representado por Ogum, o mais importante orixá africano. "Projetar o santo padroeiro a um orixá do candomblé foi estratégia necessária dos escravos africanos para adotar as práticas obrigatórias da religião dos seus dominadores e, ao mesmo tempo, manter a devoção às entidades do candomblé. Eles foram obrigados a se render à fé católica, sobretudo a Santo Antônio. A partir da astúcia dos escravos, nasceu a herança religiosa brasileira." (2)

Durante as comemorações do dia 13 de junho são comuns simpatias para o santo casamenteiro. No Brasil, algumas mulheres solteiras costumam colocar de cabeça para baixo a imagem de Santo Antônio, prometendo desvirá-lo apenas quando este lhe arranjar um namorado. Com o mesmo intuito, outra superstição comum é separar o santo do menino Jesus que este carrega.


-------------------------
Fontes:
(1) "Santo Antônio" (Culturabrasil.pro.br)

(2) Blig.ig.com.br/jonlinesenac

Um comentário:

  1. sensacional, annjinha!!!

    cáspita, eu era católica e não sabia essa estória desse engraçado santinho casamenteiro!!! ehehehehhe

    parabéns!!! kisses

    ResponderExcluir